segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Bolo de chocolate com morangos


Fiz este bolo de chocolate para servir como uma das sobremesas de Páscoa! Também o fiz a pensar no desafio do Chá da Tarde, cujo tema era chocolate. Mas deixei passar a data. Já vi algumas receitas participantes e não tinha a mínima chance de ganhar em comparação com elas!

Porém, não desvalorizo o meu bolo que ficou muito bom!

Fiquei de olho nesta receita porque leva iogurte na massa e eu adoro bolos com iogurte, deixa-os mais húmidos e aguentam mais tempo sem ressecar :)
A receita foi retirada da revista "Delícias da Culinária nº 8", mas tive problemas com a massa que ficou muito grossa e vi que aquilo não ia ficar famoso. Juntei mais um iogurte e mais um ovo. O resultado ficou excelente. Infelizmente, não pude fazer o recheio porque algumas pessoas não apreciam fruta e achei melhor fazer de maneira a que todos comessem. Substituí por um creme de chocolate.
Foi muito apreciado, assim como a sobremesa que se vê atrás da fatia da segunda foto, e que será postada em breve também :)

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado (usei de culinária pantagruel)
1 + 1/2 chávena (chá) de açúcar
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 iogurte natural
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
óleo e farinha q.b para untar

Recheio:
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de manteiga
300g de chocolate de leite picado
2 chávenas (chá) de morangos
raminho de hortelã para decorar (opcional)
Acrescentei mais um iogurte e mais um ovo

Preparação:
Derreta o chocolate e bata no liquidificador com o açúcar, a farinha peneirada, os ovos, o iogurte e o óleo até homogeneizar. Acrescente o fermento e misture.
Despeje numa forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Recheio (não fiz):
Aqueça as natas até começar a aparecer bolhas na lateral. Tire do lume e misture a manteiga e o chocolate de leite. Mexa até homogeneizar. Reserve alguns morangos inteiros para decorar e pique o restante. Misture-os em metade do creme de chocolate. Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio de morango. Coloque a outra camada de bolo e espalhe o creme de chocolate. Decore com os morangos reservados e leve ao frigorífico.

Creme de manteiga e chocolate:
60g de manteiga sem sal (foi mesmo com sal que era o que havia)
1/2 chávena de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de chá de leite

Levar ao lume até a manteiga e o açúcar derreterem. Espalhar por cima do bolo. Decorar com os morangos e o ramo de hortelã.

Estórinha:
Não passei o dia de Páscoa em casa e tive que levar as sobremesas de carro. Mas a meio do caminho, parei para cumprimentar uns tios e também passei pela casa da B. (afilhada da minha mãe). Beijinho aqui, conversa ali... e o bolo no carro. Quando cheguei a calda de chocolate que tinha ficado nas bordas do prato tinha escorrido para o assento! Eu tinha deixado o prato meio inclinado e fiz asneira... Lá andei eu com toalhetes a limpar o carro. Afinal, na Páscoa quer-se tudo limpinho, não é? he he

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário